Home Notícias Sobre o Consulado Assuntos Consulares Declarações de Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores
Home > Avisos do Consulado
NOVO AVISO SOBRE OS REQUISITOS PARA ESTRANGEIROS NA SOLICITAÇÃO DE VISTO CHINÊS (Atualizado em 9 de Março de 2023)
2023-03-09 05:40

Desde 1º de março, o Consulado Geral da China em São Paulo implementou a medida de atendimento sem necessidade de agendamento on-line, satisfazendo necessidade urgente de muitos solicitantes de obterem visto. Como o número de solicitações de visto continua a aumentar, a fim de melhor atender às demandas dos solicitantes de visto, o Consulado Geral irá otimizar ainda mais o processo de solicitação e os requisitos relacionados para solicitações de visto para a China. Siga as instruções abaixo:


1. Agendamento Online: O sistema de agendamento de solicitação de visto chinês online será reaberto hoje, e o número de vagas aumentarão. A partir de 13 de março (segunda-feira), serão somente aceitos pedidos de visto feitos por meio de agendamento online. Após o preenchimento do formulário on-line, agende uma horário no nosso sistema de agendamento on-line para comparecer ao nosso consulado para coletar biométrica.


2. Não há necessidade de agendamento para os solicitantes que precisam ir à China com urgência devido a razões humanitárias urgentes (incluindo funerais e visitas a parentes gravemente doentes e entre outros). Para isso, nos envie por e-mail todos os documentos, tais como: certidão de óbito do falecido ou documento que comprove a doença grave do paciente, documento de parentesco e entre outros, para saopaulo_visa@csm.mfa.gov.cn.


No e-mail apenas em chinês ou inglês e o assunto como "Pedido de visto por motivos humanitários urgentes + nome do solicitante + estado de residência". Se não houver resposta do nosso consulado no prazo de 3 dias úteis, o pedido será considerado indeferido. Por favor, não envie e-mail sem fornecer motivos importantes e sem os documentos de apoio.


INFORMAÇÕES RELEVANTES


1、Pessoas sem necessidade de solicitação de vistos:

Pessoas abrangidas pelos acordos bilaterais de isenção de visto, portadores de Permissão de Residência Permanente chinesa válida, bem como portadores de todos os tipos de Permissão de Residência válidas, portadores de cartões de viagens de negócios da APEC (não incluindo cartões virtuais) e passageiros em trânsito sem vistos dentro de 24 horas não precisam solicitar visto.

OBS: Para situações aplicáveis sobre trânsito sem vistos dentro de 72 e 144 horas, consulte as autoridades de inspeção de fronteiras no local de entrada.


2、Pessoas de suspensão temporária da entrada:

a) Com visto válido de múltiplas entradas, emitido antes de 26 de março de 2020;

b) Isenção de vistos para cidadãos do Japão, Cingapura e Brunei;

c) Isenção de vistos em Hainan;

d) Isenção de vistos pelo porto de Xangai;

e) 144 horas de isenção de visto de Guangdong para turistas estrangeiros em grupo das RAEs de Hong Kong e Macau;

f) Isenção de visto de Guangxi para turistas estrangeiros em grupo dos países da ASEAN;


3、Processo de solicitação (Aplicável apenas áreas de jurisdição do Consulado-Geral em São Paulo. Os procedimentos aplicáveis às  áreas de jurisdição da Embaixada da China no Brasil, Consulado-Geral no Rio e Recife estão detalhados em seus respectivos sites oficiais e WeChat).


(1) Preenchimento do formulário on-line: Acesse https://cova.mfa.gov.cn para preencher o formulário de solicitação de visto online, imprima a página de confirmação e o formulário de solicitação de visto (8 páginas no total). Assine os campos necessários (ITEM 9.1) + página de confirmação.


(2) Agendamento on-line: Depois de preencher o formulário online, clique no botão "Ir para Marcação" ou faça login no Sistema de Marcação de Solicitação de Visto Chinês (https://avas.mfa.gov.cn/) para o agendamento.


(3) Coleta biométrica: O SOLICITANTE DEVERÁ COMPARECER PRESENCIALMENTE NO DIA PARA COLETA BIOMÉTRICA. Para requisitos de documentos específicos, consulte http://saopaulo.china-consulate.gov.cn/lsqw/lszj/qz/202301/t20230114_11007295.htm(chinês) ou http://saopaulo.china-consulate.gov.cn/pl/lsqw/202301/t20230117_11010244.htm (português).


4、Observações:

1、Os requerentes podem solicitar o visto por todos os motivos, mas não para fins de turismo ou tratamento médico.

2、Os solicitantes devem fazer coleta biométrica na Embaixada ou Consulados-Gerais, com exceção das seguintes pessoas:

1、Pessoas com menos 14 anos ou mais que 70 anos;

2、Portadores de passaportes diplomáticos ou solicitantes elegíveis aos vistos diplomáticos, de serviço e de cortesia;

3、Pessoas que solicitaram vistos na Embaixada e Consulados-Gerais da China no Brasil, guardando as impressões digitais, com o mesmo passaporte no prazo de 5 anos;

4、Pessoas com todos os dez dedos incompletos ou dez impressões digitais sem possibilidade de coleta.


5、Horário de atendimento e Contatos:

1、Horário de atendimento presencial: de Segunda a Sexta-feira, 9h00-12:00.

2、E-mail de consulta normal: consulatesaopaulo@gmail.com (prioridade de consulta pelo e-mail.)

3、E-mail Especializado para solicitação de razões humanitárias urgentes:saopaulo_visa@csm.mfa.gov.cn(somente em chinês e inglês)

4、Número de telefone: (55) 11-30699886, (55) 11-30699885.

5、Horário de consulta: de Segunda à Sexta 9:30-12:00, 15:30-17:00 (exceto feriados oficiais).



Consulado Geral da China em São Paulo

9 de Março de 2023



Suggset To Friend:   
Print