Home Notícias Sobre o Consulado Assuntos Consulares Declarações de Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores
Home > Avisos do Consulado
NOVO AVISO SOBRE OS REQUISITOS PARA ESTRANGEIROS NA SOLICITAÇÃO DE VISTO CHINÊS ​(Atualizado em 19 de outubro de 2023)
2023-10-20 06:10

Para a conveniência dos solicitantes de visto chinês, a partir de 23 de outubro de 2023 (segunda-feira), o Consulado ajustará o processo de solicitação de vistos para a China, como segue:


I. Não é necessário agendamento, todas as solicitações serão processadas após a entrega da documentação de solicitação de visto. Pode ser entregue a documentação IMPRESSA entre 8h30 e 12h00 nos dias úteis (além dos feriados chineses e locais) no Consulado.

A documentação deve incluir primeiro o formulário de solicitação. Acesse https://cova.mfa.gov.cn para preencher o formulário de solicitação de visto online, imprima a página de confirmação e o formulário de solicitação de visto (8 páginas no total). Assine os campos necessários (ITEM 9.1) + página de confirmação.

Observe que outros materiais necessários para diferentes tipos de visto são diferentes. Clique no link e leia com atenção.   

http://saopaulo.china-consulate.gov.cn/pl/lsqw/202303/t20230314_11041340.htm

Formulários e materiais de solicitação incompletos ou não conformes afetarão o processamento da solicitação.


II. Pessoas sem necessidade de solicitação de vistos:

Pessoas abrangidas pelos acordos bilaterais de isenção de visto, portadores de Permissão de Residência Permanente chinesa válida, bem como portadores de todos os tipos de Permissão de Residência válidas, portadores de cartões de viagens de negócios da APEC (não incluindo cartões virtuais) e passageiros em trânsito sem vistos dentro de 24 horas não precisam solicitar visto.

OBS: Para situações aplicáveis sobre trânsito sem vistos dentro de 72 e 144 horas, consulte as autoridades de inspeção de fronteiras no local de entrada.


III. Pessoas sem necessidade de coleta biométrica:

Pessoas com menos 14 anos ou mais que 70 anos;

Portadores de passaportes diplomáticos ou solicitantes elegíveis aos vistos diplomáticos, de serviço e de cortesia;

Pessoas que solicitaram vistos na Embaixada e Consulados-Gerais da China no Brasil, guardando as impressões digitais, com o mesmo passaporte no prazo de 5 anos;

Pessoas com todos os dez dedos incompletos ou dez impressões digitais sem possibilidade de coleta.

Solicitantes qualificados para vistos do tipo M/L/Q2/G/C com uma ou duas entradas (válido até 31 de dezembro de 2024).


IV. Nos casos a seguir, o solicitante pode pedir urgência à entrega da documentação, com os documentos comprovativos relevantes devem entregues ao mesmo tempo:

1. Para visitar uma pessoa gravemente enferma ou para velar, devem apresentar documentos como registro médico ou atestado de óbito, cópia do documento de identidade do paciente em estado crítico ou do falecido, certificado de parentesco e entre outros;

2. Para frequentar a escola na China, é necessário apresentar uma carta de admissão, formulário JW201\202 ou comprovante de matrícula, etc;

3. Para trabalhar, é necessária a notificação de licença de trabalho;

4. Quando convidado para ir à China por parte das autoridades chinesas, é necessária uma carta-convite das autoridades chinesas;

5. Para participar de grandes eventos culturais, esportivos, econômicos ou comerciais organizados pela parte chinesa, como a Feira de Cantão e a CIIE, é necessária uma carta-convite do organizador chinês;

6. Outras emergências, pode enviar um e-mail (em chinês ou inglês) para saopaulo_visa@csm.mfa.gov.cn com os documentos comprovativos da situação urgente e materiais exigidos.


V. Para consultas, você pode ligar para a linha de consulta sobre documentos consulares 011-30699886 das 9:00 às 12:00 e das 14:30 às 17:30 em dias úteis, ou mandar email para consulatesaopaulo@gmail.com.

Suggset To Friend:   
Print